Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon)

Principais realizações da Codecon na presidência de Cidinha Campos

(2003 a 2012)

  • Criação do ônibus do consumidor, que faz atendimento móvel ouvindo as reclamações da população, buscando acordos ou acionando judicialmente as empresas.

  • Implantação do atendimento ao consumidor pela Internet, facilitando o acesso dos fluminenses à Codecon na busca por seus direitos.

 

  • Obtenção no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do direto da Codecon de propor ações coletivas de consumo. Um marco histórico para a Alerj.

 

  • A informatização do atendimento da Comissão de Defesa do Consumidor deu mais agilidade ao trabalho junto à população.

  • Implantação do atendimento pelo número 0800-2827060 da Codecon, por meio do qual o consumidor faz sua reclamação de maneira totalmente gratuita.

numeros-codecon

Com Cidinha presidente, a Codecon solucionou cerca de 130 mil casos de reclamações de consumidores (o equivalente a 81% das queixas resolvidas). Propôs, também, mais de 147 ações civis públicas em defesa dos direitos do consumidor.


atendimentos

  • 176.449 atendimentos (155.078 reclamações / 21.371 orientações)
  • 126.782 reclamações solucionadas (81,75%)
  • 28.296 reclamações em andamento (18,25%)

  • Ôníbus da Codecon 74.800 (48,23%)
  • Telefone (0800) 32.470 (20,94%)
  • Pessoalmente 29.484 (19,01%)
  • Site Codecon 14.594 (9,41%)
  • Alô-Alerj 2.939 (1,90%)
  • Carta 791 (0,51%)