Principais realizações da Codecon na presidência de Cidinha Campos
(2003 a 2012)
- Criação do ônibus do consumidor, que faz atendimento móvel ouvindo as reclamações da população, buscando acordos ou acionando judicialmente as empresas.
- Implantação do atendimento ao consumidor pela Internet, facilitando o acesso dos fluminenses à Codecon na busca por seus direitos.
- Obtenção no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do direto da Codecon de propor ações coletivas de consumo. Um marco histórico para a Alerj.
- A informatização do atendimento da Comissão de Defesa do Consumidor deu mais agilidade ao trabalho junto à população.
- Implantação do atendimento pelo número 0800-2827060 da Codecon, por meio do qual o consumidor faz sua reclamação de maneira totalmente gratuita.
Com Cidinha presidente, a Codecon solucionou cerca de 130 mil casos de reclamações de consumidores (o equivalente a 81% das queixas resolvidas). Propôs, também, mais de 147 ações civis públicas em defesa dos direitos do consumidor.
- 176.449 atendimentos (155.078 reclamações / 21.371 orientações)
- 126.782 reclamações solucionadas (81,75%)
- 28.296 reclamações em andamento (18,25%)
- Ôníbus da Codecon 74.800 (48,23%)
- Telefone (0800) 32.470 (20,94%)
- Pessoalmente 29.484 (19,01%)
- Site Codecon 14.594 (9,41%)
- Alô-Alerj 2.939 (1,90%)
- Carta 791 (0,51%)