Governador sanciona lei de Cidinha: hotéis terão de oferecer adaptador de tomada gratuito a hóspedes

cidinha_camposA Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única – em caráter de urgência – o Projeto de Lei 2.934/14, de autoria da deputada Cidinha Campos (PDT), que obriga o setor de hotelaria e turismo no âmbito de todo o Estado do Rio de Janeiro a fornecer gratuitamente a seus hóspedes adaptadores de tomada universal. O Governador Luiz Fernando Pezão sancionou a Lei 6.799/14, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo em 11 de junho de 2014.

O texto prevê que os estabelecimentos deverão afixar etiqueta nos idiomas português, inglês e espanhol, em áreas próximas dos bocais de energia, informando a disponibilidade gratuita do adaptador, cuja falta pode causar transtornos que, a partir de agora, serão evitados. Em alguns países da Europa e na Argentina é comum que hotéis deixem à disposição do hóspede um adaptador em seu quarto.

“O modelo de três pinos para plugues e tomadas começou a vigorar no Brasil em 2011. E isso dificulta o turista do Brasil e do exterior a carregar, por exemplo, algum aparelho eletrônico. Até porque brasileiros também compram equipamentos lá fora. É uma forma de demonstrar a preocupação com quem faz turismo no Rio, seja do Brasil ou do exterior”, defende a parlamentar.