O aplicativo lançado pelo Procon-RJ possibilita fazer reclamações por celulares e tablets

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A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) lançou em março o aplicativo web ‘Meu Procon-RJ’, mais um canal da população com o Procon-RJ. Desde então, os consumidores fluminenses podem fazer suas reclamações pelos seus smartphones e tablets ou pelo computador. Então secretária da pasta, Cidinha Campos destacou a importância da ferramenta: “Com esse aplicativo e a queixa via site do Procon-RJ, expandimos o atendimento e o consumidor poderá reclamar de onde estiver”.

Prático e funcional, o aplicativo web ‘Meu Procon-RJ’ pode ser acessado nos celulares e tablets por meio do link meuprocon.rj.gov.br, pelo Facebook da autarquia (www.facebook.com/ProconRJ).  Feita a reclamação pelo web APP, os consumidores recebem imediatamente um número de protocolo referente à sua queixa, que pode ser acompanhada na internet através do link www.procononline.rj.gov.br, onde também podem efetuar reclamações pela internet.

O aplicativo web ‘Meu Procon-RJ’  também ajuda a responder às dúvidas mais frequentes dos consumidores. Isso tem permitido desafogar o atendimento do disque Procon-RJ 151, feito atualmente por 23 atendentes – todos concursados. Hoje, o contato do consumidor com o órgão é feito tanto pelo telefone 151 quanto presencialmente, nos seis postos do órgão espalhados pelo Grande Rio.

O ‘Meu Procon-RJ’ funciona nos principais sistemas operacionais que rodam em smartphones e tablets (IOS, Android e Windows Phone). O layout da ferramenta se adapta a qualquer dispositivo mobile, o que amplia, consideravelmente, a sua aplicabilidade. Como se trata de um aplicativo web, ele não é baixado de nenhuma loja virtual como apple store, google ou similares, mas acessado pelo link meuprocon.rj.gov.br, o que facilita bastante para o consumidor.

O web APP do Procon-RJ oferece ainda um campo sobre regras do comércio eletrônico e outro com os endereços e telefones dos postos de atendimento presencial do Procon Estadual.


Queixa pelo computador

Já o sistema de reclamação via site do Procon-RJ permite também o acompanhamento e gerenciamento de todas as reclamações, pela autarquia, possibilitando uma comunicação mais fácil com os consumidores e as empresas reclamadas, além da geração de gráficos e relatórios sobre os mais diferentes tipos de queixas.